About

Blogger feito para você que gosta de futebol como eu. Não sou jornalista, nem fiz faculdade de jornalismo esportivo,

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mascotes e suas origens

Fiz uma pesquisa sobre os mascotes das Copas, do primeiro mascote até o nosso glorioso Fuleco.

Quem não se lembra da Naranjito, a simpática laranja que era a mascote da Copa do Mundo de 1982? As mascotes estão em qualquer evento de grande porte, a Copa do Mundo não poderia ser diferente. A Copa do Mundo é um evento visto com bilhões de pessoas e que envolve bilhões de dólares.
Você sabe a origem da palavra mascote? Na década de 1860 a palavra provençal "masco" foi utilizada para o que é definido hoje como mascote.
As mascotes se tornaram no século XX um poderoso instrumento para impulsionar as vendas de produtos relativas aos eventos e para caracterizá-los. É impossível lembrar das Olimpíadas de Moscou sem se associar ao ursinho Misha. Realizadas em 1980, durante a Guerra Fria, as Olimpíadas viraram uma arma de propaganda política. Mesmo com o boicote liderado pelos Estados Unidos, devido à invasão do Afeganistão pelos soviéticos, a lembrança da Olimpíada realizada em 1980 continua viva. Como não esquecer o choro de Misha no encerramento dos jogos? 


A primeira mascote de Copa do Mundo foi o leão Willie. Curiosamente os alemães adotaram este ano um leão, o Goleo VI. Willie apareceu inclusive no pôster oficial da Copa do Mundo da Inglaterra com sua camisa com a bandeira do Reino Unido, a Union Jack. Willie é considerado a mascote mais famosa de todas as Copas do Mundo.

Os anos 1970 foram marcados pela humanização das mascotes nas Copas do Mundo. No México em 1970 a mascote escolhida foi Juanito, um menino com características caucasianas com um sombreiro e uma bola. 

Em 1974 as mascotes foram a dupla Tip e Tap, dois meninos com o uniforme da seleção da Alemanha Ocidental. Um tinha as inicias de Copa do Mundo em alemão (WM - Weltmeisterschaft) numa camisa e o outro o ano da Copa.

Em 1978, Gauchito foi o escolhido para a Copa da Argentina. Novamente um menino com a camisa da seleção local e características regionais.

Em 1982, Naranjito foi a primeira fruta como mascote em Copas do Mundo. A laranja com a camisa da seleção espanhola fez muito sucesso por ser simples. Além de estar estampada em vários produtos da Copa a laranjinha da Copa protagonizou uma série de desenhos animados na televisão espanhola. No revival dos anos 1980 Naranjito aparece com um dos símbolos dos anos 80.

O estranho Pique foi a mascote escolhida para a Copa do México de 1986. Pique era uma pimenta com bigode vestida com as cores da seleção local e um típico sombreiro mexicano.


 Em 1990 tentaram criar uma mascote diferente para a Copa da Itália. Ciao talvez seja a mascote mais bizarra de todas as Copas do Mundo. Ciao é um boneco tricolor simulando um jogador de futebol. Além das bandeiras da Itália por todo o seu corpo, Ciao tinha uma bola de futebol na cabeça. Apesar disso, Ciao fez muito sucesso na época também.

O cão Striker foi escolhido como mascote para a Copa de 1994 dos Estados Unidos. Striker vestia-se com as cores da bandeira dos EUA. 

Em 1998 os franceses optaram pelo galo Footix. O galo é o símbolo do país e Footix era um Galo azul, cor da camisa da seleção francesa. Nos anos 90 foi intensificada a utilização das mascotes em diversos materiais promocionais, sem contar na divulgação do evento em cartões telefônicos, selos e todos os 
   tipos de peças para promover a Copa do Mundo.

Seguindo uma tendência de ter mais de uma mascote por evento dos anos 1990, a Copa da Coreia teve os estranhos Ato, Nik e Kaz. Seria natural que a primeira Copa do Mundo em dois países diferentes tivesse mesmo dois mascotes.


A mascote da Copa de 2006 é o leão Goleo VI. Um leão de 2 metros e 30 centímetros de altura e 18 anos. Goleo veste a camisa 06 da Alemanha em referência ao ano da Copa e tem a companhia de Pille, uma bola falante. Ao contrário dos outras mascotes Goleo VI não é um desenho.


Zakumi é um leopardo com o cabelo verde e a mascote oficial para de FIFA para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Você sabe o que significa Zakumi? O código "ZA" representa a África do Sul ("Zuid-Afrika" em holandês) e "Kumi" significa dez (ano da Copa do mundo) em várias línguas africanas. A palavra "Zakumi" também pode ser entendida como "vem aqui" em algumas línguas sul-africanas.

Zakumi foi apresentado em 22 de setembro de 2008, mas a mascote "nasceu" em 16 de junho de 1994, dia da juventude na África do Sul. O ano de 1994 representa o nascimento de uma nova África do Sul, com a introdução das eleições democráticas no país. Como Zakumi tinha 16 anos na Copa do Mundo ele também representa a nova geração que nasceu num país sem a política racista do Apartheid.


Em setembro de 2012 foi apresentado o mascote da Copa do Mundo de 2014 a ser realizado no Brasil. O tatu-bola. O animal ganhou a disputa contra outras sugestões como: onça, arara e jacaré.

A ideia para tornar o tatu-bola o mascote oficial da Copa do Mundo do Brasil de 2014 foi da Associação Caatinga. A sugestão foi feita a partir das características deste animal. O tatu-bola que existe no Brasil e outros países da América do Sul, corre risco de extinção e se defende de predadores se curvando, adquirindo o formato de uma bola.

O tatu-bola (Tolypeutes) também é conhecido em algumas regiões como tatuapara, apara ou apar. "Tatuapara", "apara" e "apar" vêm do tupi tatua'para, "tatu vergado". O animal tem cerca de 30 cm de comprimento, coloração marrom escuro e, geralmente, três cintas móveis.

Dias depois de ser anunciado o mascote da Copa de 2014 foram divulgados os três nomes para votação popular. As opções do tatu-bola mascote da Copa do Mundo são: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco.

No dia 25 de dezembro foi anunciado que Fuleco é o nome do mascote da Copa do Mundo de 2014. A escolha popular teve mais de 1,7 milhão de votos pela internet. O nome do mascote escolhido recebeu 48%, enquanto Zuzeco teve 31% e Amijubi 21% dos votos.

O nome "Fuleco" vem da mistura das palavras futebol e ecologia. E o tatu-bola já tem até uma biografia. Fuleco nasceu no dia 1º de janeiro de 2000, na região Nordeste. Portanto, quando a Copa for disputada no Brasil Fuleco terá 14 anos. Fuleco gosta de jogar futebol e faz a "Dança do Tatu" para comemorar seus gols. Os ídolos de Fuleco são Pelé e Ronaldo Fenômeno. A carapaça azul de Fuleco é uma homenagem ao céu e as águas do Brasil.

texto tirado do site: http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/mascotes-da-copa-do-mundo.htm

Acho que o nome Fuleco não é de impacto, que todos vão lembrar, por exemplo, a bola mais famosa é a Jabulani, qualquer pessoa que você perguntar vai saber que era o nome da bola na Copa de 2010 na África. Fuleco é bem fuleiro, deveria ser uma coisa mais alegre, um nome onde o povo brasileiro que tem que dar a idéia, e tenho certeza que não fomos nós que escolhemos o nome, não podem simplesmente selecionar três nomes e fazer com que o povo vote. 

Igualmente com a Bola da copa, chamada Brazuca, desculpe a minha ignorância, mas deveria se chamar 'Gorduchinha' em homenagem ao grande radialista e o pai do futebol Osmar Santos.

É assim, quem comanda o Brasil infelizmente não é o povo, e sim o 'sistema'.











0 comentários: